Zero-bycatch : Como utilizar os bicos vermelhos e cor de laranja

COMO UTILIZAR OS BICOS VERMELHOS E COR-DE-LARANJA

 

Cada kit Gard’Apis é fornecido com bicos de cor vermelha e laranja/amarela que se adaptam aos cones. Estas são concebidas para eliminar praticamente todas as capturas acessórias.

Os bicos vermelhos destinam-se a permitir a entrada da rainha das vespas asiáticas, pelo que devem ser utilizados desde o início da primavera até ao início do verão e novamente no outono.

Na primavera, as rainhas emergem da hibernação e constroem um pequeno ninho para criar o primeiro lote de operárias, pelo que cada rainha morta nesta altura diminuirá o número de ninhos que se transformam em plena produção de vespas. Nesta altura, as rainhas estão à procura de proteínas para as larvas e de hidratos de carbono para si próprias.

A rainha das vespas europeias também está por perto e a discriminação provocada pela utilização do bocal vermelho impedirá que estas entrem na armadilha.

Outros insectos mais pequenos, que entram na armadilha através da malha, são livres de entrar e sair.

Uma vez terminado o ninho primário, a rainha e as suas operárias abandonam-no para montar o ninho secundário. A rainha não sai do local para se alimentar sozinha e toda a recolha de alimentos é agora efectuada pelas vespas operárias – e estas são mais pequenas do que a rainha. Este é o momento de passar para o bocal laranja para evitar a entrada de vespas europeias operárias.

Esta mudança ocorre normalmente entre o final da primavera e o início do verão, mas depende das condições meteorológicas.

No final do outono, o ninho de vespas, antes de morrer para o inverno, produzirá rainhas para o ano seguinte – muitas vezes até 300!

A armadilhagem selectiva nesta altura é fundamental e é a melhor forma de diminuir o impacto dos vespões. As rainhas vão procurar absorver hidratos de carbono para as suas reservas de gordura, tal como as rainhas europeias, pelo que é altura de voltar a colocar os bicos vermelhos.

Podem ocorrer algumas capturas acessórias, especialmente na altura da mudança de bicos vermelhos para laranja e vermelhos, mas se a armadilha for cuidadosamente monitorizada, isto pode ser facilmente resolvido – ver as nossas instruções sobre o esvaziamento da armadilha Gard’Apis.